sexta-feira, 24 de abril de 2009

361cidades brasileiras não têm biblioteca

O dia 23 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, foi uma data criada pela Unesco para "promover a leitura, a publicação e a proteção da propriedade intelectual".
No Brasil, onde 10,5% da população com mais de 15 anos ainda é analfabeta, a data serve para lembrarmos dos desafios que o país enfrenta na difusão da leitura.
Um dos principais é a criação de um sistema decente de bibliotecas públicas, espaços fundamentais de acesso aos livros em qualquer país.

Em entrevista ao blog Prosa Online, a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti, detalha os principais problemas da área, e explica planos do governo. Ela diz que faltam profissionais capacitados, e que 361 municípios brasileiros ainda não possuem bibliotecas públicas.

Em quantas cidades brasileiras ainda não há biblioteca?
Vamos fazer um censo, com visitas in loco, para precisar isso. O número que temos hoje é de 361 municípios ainda sem biblioteca. No entanto, há também casos de cidades com bibliotecas cadastradas em nossa rede, mas onde o atual prefeito diz que a biblioteca não existe mais. Então temos que entender o que aconteceu, porque esses lugares receberam verba do governo. A biblioteca abriu, mas fechou? Ou não chegou a existir? É o que vamos apurar.

Até quando essas 361 cidades vão ter suas bibliotecas?
O material já está todo comprado, e deve ser enviado até o final de julho.

O material inclui o quê?
São 2 mil títulos selecionados por profissionais de diversas áreas, todos pelo menos com mestrado, e mais estantes, circulador de ar, computador, mesas para leitura, DVD, TV.

No ano passado, o governo disse que até dezembro todos os municípios brasileiros teriam pelo menos uma biblioteca. Por que o objetivo não foi atingido?
Tivemos problemas porque uma empresa entrou com um processo contra a licitação. Fizemos nossa parte, mas tivemos que esperar isso ser resolvido na Justiça.

Como se distribuem as bibliotecas pelas regiões brasileiras?
São 5151 bibliotecas: 361 no Norte; 1299 no Nordeste; 1819 no Sudeste; 444 no Centro Oeste e 1228 no Sul.

Quais são hoje as principais dificuldades do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas?
O governo federal está dando muito apoio para as bibliotecas, sabendo que o importante não é só o quantitativo, mas também a qualidade do serviço oferecido. A gente tem que se preocupar muito com isso. Estamos criando bibliotecas, modernizando acervos, mas precisamos também de profissionais capacitados trabalhando na ponta do processo.

Essa é a maior dificuldade hoje?
Especialmente nas bibliotecas municipais, esse é um grande problema. O salário é tão baixo que às vezes as cidades abrem concurso e não tem candidato. Ou então a pessoa passa no concurso e três meses depois larga o emprego. Muitas dessas bibliotecas não têm um profissional bibliotecário, mas apenas funcionários com segundo grau.

Quanto ganha, mais ou menos, um bibliotecário municipal?
No máximo, R$ 2 mil. Em geral, bem menos do que isso. Nas bibliotecas federais é melhor, porque o plano de carreira é diferente.

E o programa dos Pontos de Leitura? Quando começará a ser implantado?
Já foram selecionadas 550 pessoas, jurídicas e físicas, para os pontos de leitura. Cada uma vai receber um kit com 650 títulos, dois computadores e material para leitura. No início de maio esse material começa a ser enviado.

Fonte: Blog Prosa Online, dia 23.04.09, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/

Nenhum comentário: